Associativismo:

Associação, nada mais é do que uma organização de pessoas, que constitui uma entidade para representá-las. Essa entidade, que não tem fins lucrativos, tem como seu propósito a realização dos objetivos comuns ao grupo.

Associação empresarial é a organização de um grupo com interesses comuns e que buscam na constituição de uma entidade empresarial o seu fortalecimento. A entidade empresarial, por representar diversos empresários, tem uma maior influência nas outras entidades e em outros órgãos públicos e privados. Além disso, o fato de estar associado viabiliza ações de capacitação, participação em feiras, realização de eventos, entre outros tantos benefícios que podem ser pensados em conjunto com a maioria dos associados. O erro de muitos empresários em participar de entidades empresariais é associar-se, mas não se fazer presente. Somente pagar a mensalidade, gera a sensação de despesa e não de benefício. É importante você conhecer tudo que a entidade pode oferecer para sua empresa e também participar ativamente, tanto do que a entidade oferece quanto do planejamento e da organização. Um erro muito comum é mandar apenas os funcionários. É importante que os colaboradores usufruam dos benefícios da entidade, mas isso não significa que o empresário não precisa participar. Se sua empresa quer participar de uma entidade forte, os diretores devem se fazer presente nos momentos importantes da sua entidade empresarial. Existem eventos que eles devem estar lá apoiando ou usufruindo. É assim que sua empresa terá a representatividade necessária sempre que precisar.
Quando você possui uma rede de relacionamentos forte, você possui uma rede de pessoas leais e cúmplices da mesma forma como você é com elas. Assim, todos ganham.

Todos entendem que precisam se relacionar e criar redes, mas construir rede de relacionamentos é bem mais do que trocar cartões, participar de eventos, convidar pessoas para um café. Não que isso não seja necessário, mas é apenas a ponta de um iceberg.
Após essa breve reflexão sobre a importância de fazer parte de um grupo com os mesmos objetivos que você, o convidamos a ser mais participativo, a ser mais ativo, construindo junto com a CDL Campo Bom uma parceria sólida com o objetivo de crescer e se desenvolver, porque juntos somos mais fortes e unidos faremos mais e melhor.

Fonte: Associativismo - QComércio