Construindo Pontes: O Projeto da CDL Campo Bom para Qualificar e Integrar Imigrantes no Mercado de Trabalho.

Como fruto dessa demanda crescente, está nascendo o projeto de qualificação profissional de estrangeiros, uma moeda com dois lados: um é a qualificação dos imigrantes que têm chegado à nossa região em busca de oportunidades melhores do que as que tinham em seu país de origem, e outra é a preparação dos empresários para receber esses trabalhadores, entendendo sua cultura e cosmovisão, diminuindo assim a distância cultural existente.

Esse projeto possui algumas etapas, com o objetivo de estar totalmente implementado em 2024. A primeira etapa foi a pesquisa da oferta e procura da mão de obra na região, principalmente em Campo Bom. A segunda etapa buscou entender culturalmente os imigrantes da nossa região, suas demandas e maneira de enxergar sua posição entre os gaúchos. A terceira foi estabelecer a estrutura necessária para a qualificação, colocação e acompanhamento do empregado nas empresas que aderirem ao projeto.

Agora, na quarta fase, é necessário buscar os parceiros que se interessem em somar com algo nesse projeto. A CDL já está em tratativas com entidades de educação da região, buscando professores de língua portuguesa para estrangeiros, educadores nas áreas das ciências sociais e psicologia para a construção da parte instrutiva do projeto bem como apoiadores, sejam particulares, sejam entidades, empresas e políticos que entendem que pode somar para viabilizar o espaço físico, criação do ambiente e organização do pessoal necessário para que tudo isso aconteça.

Justamente por isso que, no dia 14 de novembro o vice-presidente da CDL Campo Bom, Dílson Machado, juntamente com o representante do jurídico da entidade, Matheus Hetti, estiveram no gabinete do deputado estadual Sérgio Peres apresentando o projeto para viabilizar a força política necessária para a completa implementação do projeto.

Com isso, a CDL espera acelerar os procedimentos necessários para transformar esse projeto em algo que projetará a cidade de Campo Bom como um modelo de trato com o estrangeiro, solução para o empresário, e organização na integração completa do imigrante à sociedade, não apenas resolvendo um problema real e cada vez mais profundo da nossa sociedade, como valorizando as tradições de imigração presentes em nosso povo.

Dílson Machado – Vice Presidente