Desafios Empresariais: CDL alerta sobre impactos negativos de aumento de alíquotas do ICMS

Como representante dos empresários em geral, a CDL Campo Bom expressa profunda preocupação diante do recente posicionamento do governo municipal em apoio à proposta do governador de aumento nas alíquotas do ICMS. Entendemos a necessidade de incrementar os recursos municipais, dado que os municípios recebem uma parcela significativa da arrecadação, no entanto, discordamos veementemente dessa medida simplista que propõe um aumento na carga tributária.

As empresas já enfrentam desafios substanciais para manter suas operações, e a imposição de uma carga tributária adicional pode ter repercussões extremamente negativas. Em vez de promover o crescimento econômico, esta decisão corre o risco de gerar um efeito contrário, comprometendo a saúde financeira das empresas e, por conseguinte, a economia em nosso município.

É crucial ressaltar que as empresas, assim como a economia em geral, não conseguem suportar indefinidamente aumentos na carga tributária. A imposição contínua de tais medidas pode resultar em impactos prejudiciais, incluindo a diminuição da lucratividade, o estímulo aos investimentos e o enfraquecimento do ambiente de negócios.

Defendemos a busca por alternativas mais eficazes para aumentar a arrecadação, que estejam alinhadas com o estímulo à geração de empregos e ao fomento da economia local. Medidas que promovem a eficiência nos gastos públicos, incentivam o empreendedorismo e criam um ambiente favorável aos negócios são estratégias mais sensatas e alinhadas com o desenvolvimento necessário.

Exortamos as autoridades a reconsiderarem essa abordagem simplista em relação ao aumento das alíquotas do ICMS. Em vez de sobrecarregar as empresas, é fundamental explorar soluções inovadoras que impulsionem o crescimento econômico, beneficiando tanto os empreendedores quanto a comunidade como um todo. Estamos abertos ao diálogo e à colaboração na busca por soluções que fortaleçam a economia local de maneira equilibrada e sustentável.

Dílson Machado – Vice Presidente

www.cdlcampobom.com.br