HISTÓRIAS QUE INSPIRAM APRESENTA: BONATTUS

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM APRESENTA:

BONATTUS

"...para um negócio prosperar o que determina é a perseverança, não desistir na primeira dificuldade, pois crises sempre vão existir"

A história de empreendedorismo da empresa Bonattus inicia com Vicente e seu irmão Nico, que foram criados no interior do Oeste de Santa Catarina, até os seus 16 e 13 anos de idade, respectivamente. De lá vieram para o Vale dos Sinos, onde Nico começou a trabalhar como cobrador de ônibus e Vicente na indústria calçadista e química, onde trabalhou durante 12 anos. Vicente trabalhava com muito afinco e determinação, vestindo sempre a camisa da empresa, mas com certa frustração e com o desejo de ter o seu próprio negócio e não mais trabalhar como empregado. Em 1987 surgiu então, a ideia de abrir uma oficina, e através de uma conversa com seu tio Lori Bonatto, onde Vicente comentou sobre o desejo de terem o próprio negócio, que esse sonho começou a ser lapidado. O tio Lori tinha uma oficina há mais de 20 anos, mas, no momento, estava de portas fechadas. Ele então fez a proposta de ceder o espaço e as ferramentas para que os meninos pudessem iniciar o trabalho, cobrando deles apenas água e luz. No começo foi um grande desafio, pois Vicente e Nico não entendiam nada no ramo e com o tempo e a vontade de obter êxito, foram se aperfeiçoando. Nos primeiros 4 anos atendiam desde automóvel, até trator de esteira, patrola e caminhões, onde a demanda maior era de caminhões. Foram muitos momentos de crise financeira, onde os dois cogitaram desistir. Em uma das crises, os dois voltaram para Novo Hamburgo em 1991, onde recomeçaram do zero a oficina, estudando e se aperfeiçoando cada vez mais na área da mecânica automotiva. Nesta vinda, sem ter como pagar um valor muito alto de aluguel, os irmãos alugaram um terreno que, na época era um banhado e tinha um valor mais acessível. Hoje é a sede atual da oficina Bonattus, com prédio próprio. Em meados de 2010 houve a padronização da identidade visual e da marca, passando a fazer parte da Auto Rede. O escritório e a organização interna também foram melhorados e hoje a estrutura da Bonattus é referência para demais empresas do ramo. Sr. Vicente diz, que nessa trajetória muitas vezes eles tiveram vontade de soldar as portas da oficina, e sair sem olhar para trás. A lição que eles tiram de tudo isso é de que, para um negócio prosperar o que determina é a perseverança, não desistir na primeira dificuldade, pois crises sempre vão existir e prosperará quem tiver habilidade para compreender isso e saber lidar com as peripécias que surgirem no caminho, tirando boas lições de todas as dificuldades.