INFORMATIVO SOBRE FRAUDES EM CONTRATAÇÕES

Prezado Associado,

Nossa atualidade, versátil e acelerada, nos traz muitas possibilidades para melhorar nossos negócios e muitas propostas de serviços e parcerias para desenvolvermos ações nas mais diversas áreas. Infelizmente, esse cenário também traz as consequências de termos nossas informações divulgadas e de sofrermos golpes e ações fraudulentas. Desse modo, pensando no bem-estar de nosso associado, e com inúmeros casos que chegam ao nosso conhecimento através da mídia e de conversas com o empresariado, elaboramos esse informativo visando alertá-los e auxiliá-los em situações duvidosas.

Confira algumas ações que podem evitar fraudes:

• Tenha cuidado com negociações e repasse de informações sigilosas: hoje a informação é moeda de troca para muitas fraudes e não é difícil termos acesso a noticiais que falam sobre fraudes e golpes milionários cotidianamente. Assim é coerente que, antes de passar algum tipo de informação sua ou de sua empresa você verifique se a empresa que está ofertando o serviço existe e está em funcionamento.

Dicas: Realize consultas em sites de busca com o nome da empresa que está lhe ofertando serviços e tente se informar ao máximo sobre a atuação desta. Você pode usar o SPC para checar informações da empresa também.

Sempre que possível solicite que a empresa lhe encaminhe a negociação por e-mail antes de passar qualquer tipo de informação sigilosa. Assim que o receber, verifique se há informações sobre a empresa e sobre o funcionário que está em contato com você.

Cuidado com ligações de telemarketing que pressionam você a fechar negócios ou passar informações.

• Pessoas de má índole podem usar nome de entidades e instituições representativas para aplicar golpes: Mantenha um bom relacionamento com as entidades e em caso de dúvida ligue para o telefone fixo da instituição. Pessoas de má índole tentam usar o nome de entidades filantrópicas ou de classe para aplicar golpes, por saberem que são de confiança.

Dicas: Desconfie de propostas milagrosas. Sempre que receber alguma ligação ou visita de representantes de uma entidade arrecadando doações ou vendendo produtos que você sabe que usualmente não ofertados pela instituição, verifique a veracidade ligando para a instituição.

No caso da CDL Campo Bom, salientamos que é expressamente proibido ao associado da CDL Campo Bom a confecção de materiais promocionais ou institucionais de qualquer tipo sem a devida autorização da entidade. Essa autorização é realizada por escrito através de ofício ou e-mail, após avaliação da diretoria executiva da entidade.

As duas questões descritas acima ilustram a maior parte das reclamações e situações que chegam até nós na entidade.

Portanto, alertamos a todos que, sempre que houver dúvida neste sentido, entre em contato conosco informando a situação para que possamos lhe ajudar e, caso preciso, tomar as devidas providências.

Juntos somos mais fortes e podemos inibir esses atos!