ONDE ESTÁ A INFORMAÇÃO DO SEU NEGÓCIO?

Bill Gates, salienta a importância de uma boa gestão, com a seguinte frase: “O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”.

Para o empresário, a informação é determinante para a tomada de boas decisões. Saber tudo sobre o produto ou serviço que fornece, entender o mercado de trabalho relacionado com o negócio, conhecer o público alvo a que se destina a empresa e suas preferências e comportamentos, entender as tributações e regimes de enquadramento possíveis para a empresa, conhecer a legislação civil, trabalhista, tributária e específica do segmento em que se encontra, saber qual o valor real do produto ou serviço que comercializa (custo puro, gasto com funcionários, gasto com prestadores de serviços, contas fixas, contas variáveis, venda média do produto, quantidade que cada colaborador pode produzir ou serviços que pode prestar etc., tudo isso somado é o custo daquilo que você comercializa) saber o preço médio do mercado e suas variações e assim por diante, são informações que precisam estar à mão para a tomada de decisões. Minha pergunta para você é: você tem todas essas informações agora?

Na frase do Bill Gates, a ênfase está na palavra ‘modo’. Ela remete a sistema. O sistema pode ser pulverizado através de prestadores de serviços e funcionários específicos para cada informação necessária, ou pode ser concentrado em um prestador de serviço único ou departamento na sua empresa. Grandes empresas podem criar um departamento e uma diretoria apenas para isso. Mas o pequeno e médio empresário não. Assim, muitas vezes a dificuldade na tomada de decisão ou até mesmo a falta dela se deve ao modo como a informação é tratada.

O seu negócio tem exatamente o tamanho do sistema que você desenvolveu para ele. Sistemas de gestão são fatores de limitação ou de expansão. Se você procura opções para seu negócio, você precisa ter todas as informações na sua mão na hora de tomar decisões. Tenha um bom sistema para isso.

Fonte: D&Machado Advogados Associados.