Unidos pela Segurança: Vamos fortalecer nossa Brigada Militar

Gostou da notícia?
Compartilhe ou mande sua opinião.


A segurança pública é, sem dúvida, uma das principais preocupações da sociedade. A percepção de segurança, inclusive, é um dos fatores que motiva o ingresso ou egresso de investimento em uma cidade.

Empresas decidem entrar ou sair de um local levando em consideração esse fator. As pessoas decidem se irão a uma determinada área da cidade comprar, consumir, trabalhar ou se divertir, levando em consideração a segurança.

Assim, segurança é um dos componentes essenciais ao desenvolvimento de uma cidade.

Quando olhamos para nossa cidade, percebemos que esse fator tem influenciado o ânimo dos empresários, principalmente dos comerciantes. A insegurança tem sido pauta constante das conversas e isso tem, entre vários fatores, causa no sucateamento da Brigada Militar em Campo Bom.

Nos últimos 20 anos o efetivo na cidade reduziu para 1/3 do número de policiais ativos, mesmo com a violência e a criminalidade aumentando assustadoramente. Se você visitar a estrutura que abriga a Brigada, irá constatar a situação precária em que se encontra. Os policiais que trabalham ali não possuem condições dignas para exercer seu trabalho. Um prédio do município cedido ao Estado não comporta condições mínimas de trabalho para os Brigadianos.

Antes, Campo Bom era uma cidade disputada pelos policiais que tinham a oportunidade de transferência, situação que se inverteu. Enquanto temos à nossa volta cidades menos desenvolvidas que a nossa, que percebendo que o Estado não oferece condições de trabalho aos policiais, procuram oferecer auxílios como cestas básicas, moradia e premiações aos policiais que são efetivados ali, Campo Bom tem ignorado seus agentes de segurança.

No passado, os empresários da cidade também cuidavam da Brigada, através de incentivos financeiros. Essa percepção mudou com a nova geração, que entende não ser sua obrigação se envolver com a estrutura, por ser de responsabilidade do Estado.

Realmente, a responsabilidade é do poder público. Mas uma vez que este não cumpre com seu papel, a sociedade é que sofre as consequências.

Existem, hoje, meios que a sociedade civil organizada pode utilizar para apoiar a Brigada, revertendo esse quadro e a CDL irá propor ações de integração da comunidade com a Brigada, para oferecer caminhos de restauração dessa instituição tão importante para a segurança de todos nós. Com a cidade voltando seu olhar para o Batalhão, é possível suprir essa lacuna do poder público, e transformar nossa cidade novamente em um local atrativo aos policiais, para que se sintam motivados a arriscar sua vida pela nossa segurança.